top of page

Vade-mecum dos Conceitos do Encontro Nacional de Gestalt-terapia


Vade-mecum’’ dos Conceitos do Encontro Nacional de Gestalt-terapia – Brasília/Pirenópolis/2020

Ambientalidade”, embora derive da palavra “ambiente”, transcende o sentido comum da palavra ambiente.

A pessoa humana tem sido definida de maneira incompleta como animal-racional. Falta-lhe sua terceira dimensão ontológica: ambiental, que gera o existencial ambientalidade.

Assim ambientalidade-animalidade-racionalidade, co-existem como dimensões metafísicas da essência humana, constituindo-se em um campo de presença ambiente/organismo. Pensar um sem o outro é mera abstração.

Do conceito ambientalidade deriva a palavra ambientabilidade, para expressar que a pessoa humana tem ínsita à sua natureza a vocação de cuidador do planeta, condição sine qua non de uma verdadeira sustentabilidade.

Co-existência liga dois conceitos diferentes: ambientalidade, essência humana, e sustentabilidade, esperança de um planeta saudável, amanhã.

Sustentabilidade ambiental e ecológica. É processo de cuidar dos recursos naturais, antecipando-se as necessidades futuras, de modo que a vida possa se manifestar no fluxo de uma consciência ética e amorosa, para que o planeta possa de tornar auto-sustentável, baseando-se no fato de que, por natureza e por essência, somos mundo, somos com e através do outro.

Co-existência é viver em espírito de Totalidade, é colocar em prática a consciência de que tudo está ligado a tudo, que estamos em estado de mudança permanente e que, não obstante, tudo é UM. Esta é a co-existência, único caminho possível para a manutenção de uma sustentabilidade humana e ecológica.

A relação campo ambiente/organismo retrata imediatamente a grande originalidade do tema do congresso: explicitar de maneira clara, como uma proposta ligada à Ecologia Profunda, a necessidade de entender, de sentir, de experienciar ambientalidade-animalidade-racionalidade como, de fato, é a essência humana e que esta visão fenomenológica-existencial tudo a ver com a Psicologia da Gestalt, com a Teoria Holística, com a Teoria do Campo, nossas teorias de base.

A Gestalt-terapia e a Abordagem Gestáltica com este tema do Congresso sai à frente de todo um apelo a um processo novo de humanização ao afirmar que Ambientalidade é uma dimensão que, juntamente com animalidade e racionalidade, constituem a essência humana, verdade sabida, porém esquecida e ignorada.

Jorge Ponciano Ribeiro Presidente do Congresso Nacional de Gestalt-terapia.

bottom of page