PRESIDENTE

PROFESSOR.png

Jorge Ponciano Ribeiro

CRP 01/496

Graduado em Filosofia e em Teologia, doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Salesiana de Roma/Itália, Professor Titular Emérito da Universidade de Brasília/DF e da Universidade Estadual de Montes Claros/MG. Dois Pós-doutorados na Inglaterra. Psicólogo Clínico e Gestalt-terapeuta. Participou como Conferencista de vários Congressos no Brasil e no exterior. Autor de 13 livros e de vários artigos e capítulos de livros publicados no Brasil e no exterior. Fundador e Presidente do Instituto de Gestalt-terapia de Brasília/DF. Charter Member do The International Gestalt Therapy Association.

COORDENAÇÃO GERAL

card-geral-IGTBcarolina.png

Carolina Brum Faria

CRP - 01/9202 

Graduada em Psicologia pela UCB. Especialista em Psicologia Clínica pela Abordagem Gestáltica no IGTB. Mestre em Psicologia pela UCB. Doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia Clínica e Cultura da UnB. Foi coordenadora do Ambulatório da Clínica Anankê, tendo atuado com saúde mental por 13 anos. Foi Coordenadora de Pesquisa e Projetos Científicos do IGTB. Foi sócia da Clínica Contato Psicologia por 8 anos. Foi sócia-fundadora da Clínica Séfora Psicologia Clínica Aplicada, com experiência em atendimento psicoterápico de crianças, adolescentes e adultos. Foi Coordenadora da Clínica Escola de Psicologia do UDF. Foi Coordenadora Interina do Curso de Psicologia do UDF. Foi docente da UNIP e Docente do UDF. Foi membro do Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) do UDF. Foi pesquisadora do Grupo de Pesquisa Direitos Humanos Sociais, Políticas Públicas e Meio Ambiente do Trabalho do UDF. Atualmente é Coordenadora Acadêmica do IGTB e Coordenadora do Curso de Psicologia do Centro Universitário - UNICEPLAC

CORPO DOCENTE

carlene.png

Carlene  Maria Dias Tenório

CRP - 1/6273 

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará-UFC, Mestre e Doutora em Psicologia Clínica pela Universidade de Brasília-UnB; Professora da Universidade de Fortaleza-UNIFOR de 1986 a 1994; Professora do Centro Universitário de Brasília-UniCEUB de 1994 a 2015. Professora IGTB desde 1996; Coordenadora do Curso de Formação em Psicologia Clínica na Abordagem Gestaltica do IGTB desde 2015; Psicoterapeuta na Abordagem Gestaltica desde 1981.

clara.png

Maria Maura Alves

CRP - 0558 

Psicóloga clínica, formada pela Universidade de Brasília em 1976, com pós-graduação lato sensu em gestalt-terapia pelo CEGEST - Centro de Estudos de Gestalt Terapia de Brasília – 1981/1984. Treinamento em gestalt terapia com Dr. Jorge Ponciano Ribeiro, presidente do Instituto de Gestalt Terapia de Brasília. Criadora e professora/ formadora de “Corpo e Criatividade Numa Perspectiva Gestáltica”. Atua como psicóloga clínica individual e de grupo há 45 anos. É membro e didata do Instituto de Gestalt Terapia de Brasília desde a sua criação em 1996, onde vem fazendo um trabalho de síntese da Gestalt Terapia com “Corpo e Criatividade” a nível teórico e prático. Formada em Dinâmica Energética do Psiquismo - DEP; Terminando a formação para facilitadora de Biodanza; Artista plástica e Arte terapeuta.

11.png

Larissa V. F. Gonçalves

CRP- 01/10831

Pós-graduada em Psicologia Clínica na Abordagem da Gestalt Terapia  pelo IGTB e em Neuropsicologia pelo IPAF-SP, dentre algumas formações fez em Psicoterapia do trauma. Há 22 anos atua na prática clínica e há 14 anos faz parte do corpo docente do IGTB. Atualmente, faz parte também do corpo docente do Curso  de Formação em Arteterapia, Instituto Vivá em Goiânia.

25.png

Alexandre Galvão

CRP- 01/6954

18.png

Nicole B. Zaneti

CRP 01/13905

Doutora em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília- UCB, com doutorado sanduíche pela University of Kent, Canterbury- Inglaterra. Mestra em psicologia pela Universidade de Brasília- UnB. 

Especialista em Gestalt-terapia pelo Instituto de Gestalt-terapia de Brasília- IGTB, onde também é professora e supervisora clínica. 
Psicóloga clínica de adolescentes e adultos. Autora do livro “O Deus das crianças” e de artigos e capítulos de livros.

13.png

Elen Camila Leitão Catta Preta

CRP - 01/123821

Psicóloga formada pela Universidade da Amazônia – UNAMA, em 2007. Especialista em Psicologia Clínica na abordagem da Gestalt-terapia, pelo Instituto de Gestalt-terapia de Brasília – IGTB, em 2010. Formações em Terapia Sexual, pela CIPS; Psicoterapia Infantil, pelo IGTB; Psicoterapia de Curta Duração pelo IGTB; e, Testes Psicológicos, pelo CENOPP.

Desde 2015, compartilha conhecimentos e experiência clínica com psicólogos que cursam a pós-graduação oferecida pelo instituto de Gestalt-terapia de Brasília – IGTB, como supervisora de estágio em clínica.

23.png

Gustavo Murici Nepomuceno

CRP - 01/9352 

Psicólogo da Secretaria de Saúde do DF e com 18 anos de experiência em atendimento de adolescentes e adultos, especialista em: Gestalt-terapia (IGTB - Brasília); Saúde Mental e Rede de Atenção Psicossocial (Unyleya - Brasília); Transtornos Mentais Graves (UAB - Barcelona); psicólogo da Equipe Diversidade que atende adolescentes LGBTQIA+ no Adolescentro, foi gerente durante 4 anos do Caps II Taguatinga.

21.png

Psicóloga graduada pelo Centro Universitário – IESB, Gestalt-Terapeuta formada pelo Instituto de Gestalt-Terapia de Brasília – IGTB. 

Especialista em Gestão de Pessoas e Especialista em Liderança Inovadora, ambas formações pela Fundação Getúlio Vargas – FGV e Especialista em Gestão Educacional pela Universidade Católica de Brasília – UCB.  Sempre que posso participo de Encontros e Congressos e em cursos diversos sobre a atuação na psicologia clínica e organizacional. 

Minh atuação é como psicóloga clínica, realizando atendimentos individuais de adultos e adolescentes; Supervisora Clínica individual e em grupos; Docente no curso de Formação em Psicologia Clínica na Abordagem Gestáltica, do Instituto de Gestalt-Terapia de Brasília (IGTB).
 

Bruna Capozzi

CRP/DF - 01/13853

14.png

Sheila Antony

CRP -  01/2784 

Especialista em Gestalt-terapia. Membro fundador e docente do Instituto de Gestalt Terapia de Brasília. Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade de Brasília (UnB). Organizadora dos livros “A Clínica Gestáltica com Crianças: caminhos de crescimento" e “Infância em Gestalt-Terapia: caminhos terapêuticos”, pela Summus. Autora dos livros "Cuidando de Crianças: teoria e arte em Gestalt-Terapia"; “Criança Hiperativa & Gestalt-Terapia: seu modo de sentir, pensar e agir”; “Transtornos Clínicos da Infância e da Adolescência: um olhar compreensivo da Gestalt-Terapia”, pela Juruá. Colaboradora nos livros “A Clínica Gestáltica com Adolescentes: caminhos 

clínicos e institucionais”; “Modalidades de Intervenção Clínicas em Gestalt-Terapia”; A Clínica Gestáltica com Casais e Famílias: caminhos do diálogo. Autora de artigos em revistas científicas. Professora convidada de diversos Institutos de Gestalt-Terapia no Brasil. 

card-geral-IGTBerica.png

Lílian Cherulli 

CRP - 01/11638

Mestre em Psicologia Clínica e Cultura (UnB); Especialista em Psicologia Clínica na Abordagem Gestáltica (IGTB). Analista de Políticas Sociais no Ministério da Saúde, onde trabalhou na Coordenação-Geral de Saúde de Adolescentes e Jovens. Atualmente é Analista Judiciária no TJDFT e Supervisora Substituta da Seção Psicossocial da Vara de Execuções Penais.

24.png

Marco Aurélio Bilibio Carvalho

CRP -  01/3856

Psicólogo clínico, mestre em Psicologia Clínica e Cultura e doutor em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília. Atua, há 32 anos, como psicoterapeuta na abordagem gestáltica em clínica privada na cidade de Brasília (DF). É membro da Associação Brasileira de Gestalt-Terapia, do Corpo Docente de Institutos de Formação em Psicoterapia Gestáltica, em Brasília (IGTB), e Santa Catarina (Comunidade Gestáltica), na interface entre Ecopsicologia e Psicoterapia Gestáltica. É presidente da International Ecopsychology Society e diretor do Instituto Brasileiro de Ecopsicologia.

15.png

Adriana Fittipaldi

CRP - 01/8811 

Psicóloga e mestre em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília – UnB. Psicoterapeuta especialista em Gestalt-terapia individual e grupal, com formação em Síntese Transacional e Ecologia do Ser. Conferencista nacional e internacional, é membro docente do Instituto de Gestalt Terapia de Brasília – IGTB, do Edugaia e das formaçôes holísticas da Universidade Internacional da Paz - UNIPAZ-DF. Idealizadora e fundadora do Clã das 13 Luas, realiza workshops embasada na Gestalt-Terapia, com uma abordagem fenomenológica da mitologia para ampliação de consciência e construção de uma Cultura de Paz. Adriana é mãe de Isabela e Gabriel.

12.png

Isabel Cristina Ribeiro 

CRP - 01/11156

Psicóloga, gestalt-terapeuta individual, de casal e de grupo. Dança movimento terapeuta e pós-graduada em Violência familiar, pela Universidade de Buenos Aires. Além da prática clínica com saúde mental, atua há 16 anos na esfera governamental, com ampla experiência na prevenção e intervenção em violência doméstica e na elaboração de políticas para as mulheres. Docente do IGTB com a disciplina Corpo e Movimento em Psicoterapia, integra a Gestalt e a DMT na construção de uma prática psicoterapêutica corporal. Fundadora e docente do Portal DMT Brasil.

19.png

Professora e supervisora clínica do curso de Psicologia do Iesb (Instituto de Educação Superior de Brasília), e do IGTB. Psicoterapeuta e supervisora na abordagem Gestáltica. Doutoranda do Instituto de Psicologia Clínica e Cultura. Supervisor: Jorge Ponciano Ribeiro. Tema: Espiritualidade e Psicoterapia. Mestre em Psicologia, West Chester University (Estados Unidos, validado pela Universidade Federal da Bahia). Formação e Gestalt terapia pelo Instituto Metanoia, Londres, Inglaterra. Graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia. Psicoterapeuta, professora, supervisora clínica, desde 1998.

Aline Campos

CRP - 03/02045 

22.png

Isac Panplona 

CRP - 01/11438

Psicólogo pela Universidade de Brasília - UnB, Mestrando em Psicologia Clínica e Aconselhamento pela Universidade Autónoma de Lisboa. Foi membro do Núcleo de Pesquisa e Inserção Social na Abordagem Gestáltica (NuPISAG) do IGTB na comunidade do Dnocs, em Sobradinho - DF. Atuou como coordenador socioeducativo nos projetos sociais da Fundação Cidade da Paz. Professor e supervisor do Instituto de Gestalt-Terapia de Brasília. Trabalha como psicólogo clínico no Tribunal de Contas do DF e na sua clínica – Instituto Orbis de Psicologia. Realiza atendimentos clínicos destinados a adultos e adolescentes desde 2004, além de ministrar cursos com foco no desenvolvimento das relações interpessoais e manejo das emoções.

16.png

Psicólogo clínico, mestre em Psicologia Clínica e Cultura e doutor em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília. Atua, há 32 anos, como psicoterapeuta na abordagem gestáltica em clínica privada na cidade de Brasília (DF). É membro da Associação Brasileira de Gestalt-Terapia, do Corpo Docente de Institutos de Formação em Psicoterapia Gestáltica, em Brasília (IGTB), e Santa Catarina (Comunidade Gestáltica), na interface entre Ecopsicologia e Psicoterapia Gestáltica. É presidente da International Ecopsychology Society e diretor do Instituto Brasileiro de Ecopsicologia.

Maria Verônica R. M. de Lemos Soares

CRP 01/5761

17.png

Karla Ferreira Sindeaux

CRP/DF – 01/13823

Psicóloga Clínica graduada pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR. É Gestalt Terapeuta formada pelo Instituto de Gestalt-Terapia de Brasília – IGTB.
Especialista em Dependência Química pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP e Especialista em Saúde Mental pela Universidade Estácio de Sá.
Atua na área da Assistência Social na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDES) com população em risco social (população de rua) e também na Área da Psicologia Clínica com atendimento individual de adultos. Supervisão Clínica individual e em grupos. E docência no curso de formação em gestalt terapia. 

card-geral-IGTBlika.png

Maria Alice Queiroz de Brito (Lika Queiroz)

CRP - 03/824

Mestre em Psicologia Social (UFBA). Especialista em Psicologia Clínica (CFP). Professora e supervisora do Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia. Fundadora e diretora do Instituto de Gestalt-terapia da Bahia. Fez parte do primeiro grupo de Gestalt-terapeutas do Brasil, na década de setenta, tendo implantado a abordagem em vários estados. Docente de cursos de pós graduação Latu senso e formações em Gestalt-terapia, além de ministrar cursos sobre temas diversos na abordagem em vários Institutos do Brasil. Criadora da metodologia Reconfiguração do Campo Familiar: um enfoque gestáltico  transgeracional. No Brasil desenvolveu a metodologia do trabalho com a caixa de areia na Abordagem gestáltica.Tem artigos e capítulos publicados sobre a abordagem. Supervisiona psicoterapeutas nas áreas clínica, clínica ampliada e hospitalar na Abordagem Gestáltica. Foi fundadora e vice – presidente do Instituto de Gestalt-terapia do Nordeste. Membro fundador e vice -presidente da primeira diretoria da Associação Brasileira de Gestalt-terapia. Membro do Colégio Internacional de Terapeutas.

card-geral-IGTB.png

Paula Maria Trabuco

CRP

Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2013) e mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2016). Especialização na abordagem Gestalt-terapia e Psicologia do Transito. Atualmente é pesquisadora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (convidada). Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Psicologia Clinica e Cultura da UNB. Docente Universitária em cursos da Saúde como Medicina e Psicologia. Tem publicações relevantes nas temáticas relacionadas à educação sexual, educação, formação de professores e sexualidade. Atua desde de 2013 como Psicóloga Clínica, com ênfase em atendimentos de Adultos, Família e Grupos